Tendências Para Construção Civil para 2021

Mais do que nunca, é necessário estarmos preparados para lidar com as mudanças e nos atualizarmos para andarmos junto com as novas tecnologias e novidades que vem chegando a cada dia. Na construção civil, não é diferente. Confira tendências para construção civil para 2021.

Afinal, este setor vem tendo um avanço tecnológico que acontece cada vez mais constante. Por isso, é de extrema importância estarmos flexíveis e preparados para isso, de forma a acompanhar estes movimentos que irão nos permitir uma melhora gradativa nos serviços prestados.

Abaixo você pode conferir algumas das tendências presentes na construção civil para 2021.

Tendências para Construção Civil

Pré-Moldados Como Tendência para Construção Civil

A construção modular já é algo que podemos encontrar nas construções mais atuais, ela é uma inovação trazida pela Indústria 4.0, que tem por objetivo a otimização de alguns processos básicos da construção e ainda melhorando a qualidade dos mesmos.

A construção modular na verdade, não é tão atual como imaginamos, mas só nos últimos tempos que ela virou uma tendência. As construções pré-fabricadas são um conceito histórico, o qual era praticado de formas um pouco diferentes. Hoje temos acesso ao mesmo num conceito melhorado.

A construção modular, basicamente é a pré-fabricação de módulos individuais, trabalhados em diversos materiais, sendo alguns deles: a madeira, concreto, aço, vidro, entre outros.

A eficiência desta tecnologia permite que diversas atividades possam ser desenvolvidos de forma simultânea, o que permite a otimização do tempo, o que consequentemente reduz custos e prazos.  

O mercado mundial da Construção Modular deverá crescer US$ 51,9 bilhões até 2025, segundo relatório da Reportlinker (2019).

Além da agilidade, este sistema construtivo traz um conceito sustentável, já que a criação dos módulos é controlada e precisa o que gera muito menos entulhos e desperdícios de materiais.  Isto é uma informação muito importante, tendo em vista que, segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a construção civil é responsável globalmente por: 30% da geração de lixo sólido, 20% do consumo de água e 35% de toda a energia consumida.

Realidade Aumentada

A realidade virtual tem como objetivo, através experiência, fazer com que o cliente se sinta dentro de um mundo digital. Esta tecnologia já é algo que tem se tornado mais comum nos últimos tempos.

Diferente da realidade virtual, que cria um ambiente totalmente novo e independente do mundo real, a realidade aumentada inclui elementos virtuais que interagem com o que já existe.

A vantagem principal desta tecnologia é trazer uma experiência única para o cliente, de forma que fica muito mais claro para o mesmo, a identificação de detalhes e do básico do seu projeto. Facilitando também identificação de incompatibilidades, antecipação de alterações e análise de choques entre os componentes do projeto e da sua construção com as construções e elementos já existentes no local.

Building Information Modeling (BIM)

O BIM basicamente, é um conjunto de processos e metodologias que agregam informações acerca não só do processo de construção, mas de tudo que influencia para que ele ocorra como o planejamento, a construção, o canteiro de obras e seu funcionamento, entre outros. Ele deve agregar todas as partes envolvidas da construção, desde os engenheiros e arquitetos até planejadores e responsáveis pela compra de materiais.

E não se trata apenas de facilitar dados como dimensões de paredes e localização de canos hidráulicos e tubos de gás, mas também informações relacionadas aos tipos e quantidade de materiais e mão de obra utilizados.

E para sua aplicabilidade os softwares do segmento, os principais, devem atuar em BIM, como Autodesk Revit, Vector Works e ArchiCad, entre outros.

O uso desta tecnologia permite que você simule dentro de um muitas de possibilidades tudo que pode dar certo ou não na construção antes da obra começar, o que tradicionalmente não era possível, de forma tão precisa.

E o que também traz a grande importância deste conceito hoje, é que o governo brasileiro adotou uma norma de exigência do uso do BIM em obras públicas a partir de 2021. Esse processo passará por etapas de implementação e fiscalização até que em 10 anos, o BIM esteja 100% presente nas obras públicas do país.

Quer saber mais sobre Tendências para Construção Civil? Somos a InPlan Assessoria, uma empresa especializada em construção civil e dispomos de profissionais qualificados e tecnologia atualizada para prestar o melhor serviço. Contate-nos, teremos o maior prazer em atender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso ajudar?