Agricultura 5.0: a personalização do alimento

É notório o aumento da produção agropecuária mundial e especialmente em terras Brasileiras. No século passado preocupados com a possível falta de alimentos para o mundo, saímos da extração, coleta e uso da natureza e passamos a dominar técnicas capazes de aumentar a produção. Segundo dados do Censo Agropecuário 2017 é possível observarmos na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul quem comparados com dados de 2006 (Censo Agropecuário anterior) tivemos em quase todas as principais produções agropecuárias a redução da quantidade de agricultores e o aumento da produção. O famoso gráfico em X, apresentando reduções significativas de agricultores atuando no leite, soja, milho, trigo, suínos estas as principais culturas da região. Mas como temos obtidos recordes encima de recordes de produção se o aumento das áreas cultivadas não ocorreram na mesma proporção? Novas tecnologias, novas formas de produção, novos modelos de negócios rurais, novas  oportunidades.

Se observarmos apenas no solo, é notório que avançamos em muito com o sistema de semeadura direta na palha da cultura anterior. Em poucos anos saímos de sistemas de queimada das “restevas” para total aproveitamento dos resíduos para a nova cultura. Com isso reduzimos custos, menor degradação do meio e aliado a genética nossas produções aumentaram significativamente.

Quando abordamos sobre tecnologia na agricultura é importante lembrar não apenas de máquinas e equipamentos que evoluíram e contribuem para tal, mas para a genética, para a tecnologia da informação, para a consultoria que fomenta a aplicabilidade de tudo isso junto ao campo. É bem possível quem numa semente tenhamos mais tecnologia aplicada que numa máquina e isso acontece por determinação de pessoas focadas em fazer mais e mais.

A agricultura 4.0 falada como nova revolução vem agregar as pessoas, as máquinas, os equipamentos, com o solo, a temperatura, a chuva, a seca, a umidade, as plantas, os animais para maximizar os resultados. Buscar eficácia, eficiência, gerar efetividade no Agro. Teremos a conexão em tempo real de tudo isso, onde a máquina que semeia gera dados e envia, aquela que colhe gera dados e envia, e tudo isso gerará informações para a tomada de decisão. Mas com uma grande observação, a tomada de decisão final estará no Humano. O agricultor juntamente com sua assessoria seguirão no fronte de avançar, mudar, refazer, investir, acreditar naquilo que faz. Somos protagonistas na produção de alimentos. Nosso país alimenta o mundo, somos o celeiro contra a fome, contra a miséria. E isto ocorre pelas mãos unidas da assistência técnica com o agricultor. Sim, as tecnologias agora 4.0, ajuda a dar mais um passo, virá a agricultura 5.0…. muitas outras. Diante da realidade acreditamos que em breve virá a agricultura 5.0  focadas nas pessoas, estas como protagonistas em dizer o que querem  consumir para aquelas que vocacionadas produzirão num formato personalizado. Seria um alimento “pré-programado” para alimentar aquele individuo que possui necessidades diferentes dos demais. Quem  sabe um alimento enriquecido em alguma vitamina? Com nanotecnologia capaz de eliminar resíduos indesejáveis do nosso organismo?  Então bem vindo a Agricultura 5.0.

Por isso estamos aqui a décadas avançando, atuando com imagens de satélite, sistemas de posicionamento global, Dornes, Vants, RTK, Computadores, onde as pessoas buscam fazer mais.

Para as melhores práticas de maximizar a produção, somos a INPLAN Assessoria, uma empresa que presta a melhor assistência técnica para produzir e criar no campo com profissionais capacitados e tecnologia de alta resolubilidade a décadas. Conte com a INPLAN para seus empreendimentos agrícolas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso ajudar?